top of page

BLOG BOLARE

CINCO ARTISTAS DA CENA MUSICAL LGBTQ+ BRASILEIRA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


Bolare grl

Nos últimos 5 anos..


Nos últimos 5 anos, o Brasil ganhou destaque revelando novos artistas presentes e militantes da cena musical LGBTQ+. Distante ainda de algo equivalente ao espaço majoritariamente heterossexual, a comunidade queer vem ocupando posições de destaque nesse meio.

Revelando ainda mais a carência de artistas da comunidade, essa representatividade se torna extremamente importante para quem ouve e consome, principalmente. Ainda que, mesmo sabotados pelas plataformas de streaming e mídias sociais, esses artistas continuam na luta pelo seu espaço, assim como tantos outros ainda desconhecidos.

Em meados de 2017, diversos artistas LGBTQ+ denunciaram a plataforma de vídeos Youtube por restringir conteúdos com essa temática. O movimento ocorreu porque a plataforma classificava os conteúdos como impróprios, na mesma categoria dos adultos e pornográficos, por exemplo. As palavras chaves relacionadas à comunidade LGBTQ+ eram censuradas da plataforma, bloqueando a busca, reprodução e até monetização desses vídeos.

Mesmo assim, a produção de conteúdo queer brasileiro não para. Listamos 5 artistas que estão fazendo barulho nas redes sociais, impactando a indústria fonográfica brasileira:


JOHNNY HOOKER


Com inspirações de David Bowie, Madonna e Caetano Veloso, Johnny não esconde sua sexualidade. Pelo contrário, faz questão de trazer atenção e militância para isso. Tem uma identidade visual marcante e dramática, com figurinos, videografia e caracterizações impactantes.


PABBLO VITTAR


Uma das principais drag queens do mundo e queridinha do meio publicitário, a cantora se tornou referência como uma das maiores artistas queer do país. Ressalta sempre a importância de diferenciar gênero, orientação sexual e movimento artístico, tem músicas com melodias marcantes, hits de carnavais e arrasta multidões por onde passa.


LINIKER


Mulher, negra e trans, a carreira de Liniker é uma eterna militância e resistência, como ela mesma classifica. Considera suas músicas como cartas de amor que viraram melodias, é dona de uma voz inconfundível e caricata, e traz essa melancolia musical para suas canções.


LINN DA QUEBRADA


Como ela se caracteriza, a cantora diz que quer te fazer pensar e dançar. É atriz, roteirista e apresentadora e tem uma mistura musical de pop, funk e global gueto, que encantou o mercado fonográfico. Lançou em 2017 o álbum independente Pajubá, e faz uma investigação sobre sua própria corporalidade e potências narrativas, a partir de performances inspiradas nele.


AS BAÍAS


Anteriormente conhecido como As Bahias e a Cozinha Mineira, é um trio musical formado em São Paulo, onde a banda começou a se apresentar em festas universitárias. Tem como referência e reconhecimento de grandes artistas brasileiros, como Gal Costa e Maria Bethânia. São donos de uma identidade musical característica, trazendo muita militância e melodias singulares.


Escrito por: Kadu Benites

bottom of page